7 cuidados que a empresa deve ter na hora de demitir
Uma das coisas mais difíceis na trajetória de qualquer empreendedor/gestor é garantir que as pessoas certas estão na sua empresa. Porém, tão difícil quanto isto, é a decisão de demitir alguém. Muitas vezes ter clareza nesses momentos é desafiador e fica a pergunta “como fazer”? Não vou falar aqui de aspectos legais, deixo isso para especialistas que
entendem do assunto muito mais do que eu. Vou explorar o ponto de vista
da gestão estratégica de talentos e do aspecto “pessoa”, que aprendi (e
ainda aprendo) na minha trajetória na Endeavor.
1. Tenha certeza que está olhando para os aspectos certos.
Entenda
e busque clareza sobre o que está acontecendo: a questão é técnica
(faltam competências técnicas), comportamental (dificuldade em trabalhar
em equipe ou falta de proatividade, por exemplo), ou o colaborador não
tem compatibilidade com os valores da sua organização?
2. Ainda tem tempo de corrigir a rota?
É importante
entender se ainda há a possibilidade de resgatar esse colaborador: está
claro para ele onde está errando? Já recebeu feedback que permita que
ele reverta a situação? Já vi muitos casos em que a pessoa não fazia nem
ideia do problema e da sua gravidade, e uma conversa clara e
transparente com seu gestor fez com que a sua percepção mudasse,
provocando mudanças positivas.
3. Tenha cuidado com o timing.
Por outro lado, é
importante que o empreendedor tenha muito cuidado com o timing: esperar
demais pode ser tão nocivo para sua empresa quanto tomar a decisão sem
pensar direito. Não postergue a conversa, por mais difícil que ela possa
ser!
A permanência de alguém que não está de acordo com os valores da
empresa, pode passar uma mensagem errada para o resto de seu time,
fazendo com que eles pensem que comportamentos indesejáveis são
aceitáveis. Ou seja, a forma como você demite é tão importante quanto
como você contrata, e pode ter certeza que seu time presta atenção a
esses detalhes!
4. Faça com cuidado e consideração.
Um mentor me
impactou muito uma vez, quando disse que a demissão é de certa forma uma
rejeição, e que, por isso, um dos grandes papéis de um bom líder nesse
momento é preservar a autoestima do outro. Faça a conversa pessoalmente,
com muito respeito e transparência. Deixe claro se existe alguma forma
de você e a empresa ajudarem-no nesse momento difícil, como fazer
recomendações ou oferecer um processo de recolocação.
Ter um bom relacionamento com seu time ajuda: ser demitido nunca é
fácil, mas a situação torna-se menos dolorosa se a notícia vem de alguém
que você respeita e sabe que se importa com você. Por fim, não se
esqueça de ter paciência e compaixão, algumas pessoas têm reações muito
emocionais.
5. Seja claro.
Deixe clara a situação e seus motivos -
não faça rodeios, vá direto ao ponto e deixe o mais claro possível o que
está se passando. Ser transparente é o mínimo que você pode fazer para a
pessoa, e pode ter certeza que um feedback sincero vai ajudá-la a
crescer.
Aqui você encontra algumas dicas sobre o que evitar em um momento de
feedback. A verdade é que não existe uma receita de bolo para a conversa
da demissão, é complicado dizer o quanto o assunto deve ser
aprofundado, depende muito da reação de cada pessoa. Caso ela peça,
traga evidências que podem ajudá-la a se desenvolver profissionalmente.
6. Aprenda com este processo.
Olhe para a demissão como
uma oportunidade de aprendizado que você e sua empresa ganharam: o que
podem fazer de diferente com relação ao seu time? Onde é possível
melhorar? Reflita sobre a passagem desse colaborador por sua empresa, é
possível que você encontre importantes pontos de melhoria, seja para seu
processo seletivo, gestão de resultados e acompanhamento do time.
7. Mantenha contato.
Mantenha contato e boa relação com
seus ex-colaboradores: além de networking ser um dos elementos mais
importantes de uma carreira profissional saudável, lembre-se que eles
podem ser tão importantes quanto seus colaboradores atuais para a
reputação da sua empresa.
Tenho certeza que, olhando para os aspectos certos, tratando a todos com
transparência e respeito e encarando a situação como uma oportunidade
de melhoria, o momento pode se tornar uma oportunidade de crescimento e
aprendizado para você, seus colaboradores e seu negócio.
Escrito por Clarisse Monteiro, especialista em empreendedorismo
Diretora de Gente e Gestão da Endeavor Brasil.
Diretora de Gente e Gestão da Endeavor Brasil.
Fonte: Exame.com
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